O método fônico é ensinar a criança a associar letras aos fonemas, ou seja, código gráfico ao som, e com isso realizar a estimulação da consciência fonológica que já é a capacidade de manipular os sons da fala, com suas igualdades e diferenças, compreendê-las e a partir delas produzir um resultado.
Através desse aprendizado a criança se torna capaz de juntar cada letra, em seguida formar sílabas, então palavras, lendo até mesmo palavras que não fazem parte do seu vocabulário, por este motivo vários autores tem defendido a rota fonológica como essencial para o desenvolvimento da leitura e escrita. (Share, 1995)
Por meio de avaliações específicas de crianças encaminhadas aos profissionais especializados em distúrbios de aprendizagem, como Fonoaudiólogos, Psicopedagogos e Psicólogos, tem-se apontado o fracasso escolar brasileiro, como um fator conseqüente de um sistema de ensino inadequado e não por alterações de ordem interior.
Diversas discussões e abordagens sobre as dificuldades de leitura e escrita advindas dos métodos utilizados para alfabetização são realizadas no mundo todo, e essas discussões com certeza ainda não estão finalizadas.
Alguns estudiosos relatam que em países que ocupam os primeiro lugares mundiais em competência de leitura e escrita, como, Estados Unidos, Inglaterra e França o principal método adotado nas escolas é o fônico. No Brasil, o método de alfabetização mais utilizado é o método global e ocupamos o último lugar na competência de leitura e escrita. (Organization for Economic Cooperation and Development, 2001).
Para quem se interessa pelo método existem vários livros e artigos sobre a implementação do método fônico defendendo a idéia de que a alfabetização se torna mais eficaz, além de afirmar que o mesmo é um grande auxilio para as intervenções das alterações de leitura e escrita.
Referências:
Dias NM. Alfabetização fônica computadorizada: usando o computador para desenvolver habilidades fônicas e metafonológicas. Psicol. esc. educ. [online] 2006 [acesso em 2010 Maio 6]; 10 (1)148-152. Disponível na World Wide Web: http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100017&lng=pt&nrm=iso
Soares M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro. 2004 [acesso em 2010 Maio 22]. (25). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100002&lng=en&nrm=iso
Peratello MAL. Alfabetização fônica versus construtivismo: realidade versus ficção. Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Especialização Lato Sensu em Distúrbios de Aprendizagem no CRDA - Centro de Referência em Distúrbios de Aprendizagem e Disciplina de Oftalmogia da Faculdade de Medicina do ABC. Disponível em: http://www.crda.com.br/tccdoc/19.pdf
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