segunda-feira, 21 de junho de 2010

USO DE FERRAMENTAS MULTIMÍDIA EM LEITURA E ESCRITA

Há hoje no Brasil uma grande preocupação no que diz respeito ao fracasso escolar. Existem culpados? O que falta para a melhora da educação Brasileira? Ainda não temos respostas que possam esclarecer de forma concreta mas já existem varias propostas para minimizar os problemas e uma delas, é o treino da consciência fonológica como forma preventiva e para o maior sucesso escolar em crianças com e sem distúrbios de linguagem oral e escrita.
A consciência fonológica é a capacidade de manipular os sons da fala, com suas igualdades e diferenças, compreendê-las e a partir delas produzir um resultado. Dentre os treinamentos nas escolas, o mais apontado é o uso de brincadeiras com rimas. Neste mundo globalizado em que vivemos, onde a experiência cibernética está cada vez mais integrada na vida das crianças, foram identificados por meio de estudos realizados que, os programas multimídia utilizados para o treinamento da consciência fonológica e alfabetização como sendo eficientes e positivos na pratica educacional e na fonoaudiologia preventiva e terapêutica.
Buscamos na internet programas para auxiliar a estimulação da consciência fonológica e encontramos vários programas, desde os mais simples e gratuitos, até os mais arrojados e caros.
Seguem alguns links que podem ajudar:
GRATUITOS
http://www.autismo-br.com.br/home/Software.htm
http://www.atividadeseducativas.com.br/
http://www.a77.com.br/alfabetizacao/
http://www.educacional.com.br/catalogo/catalogo_lista.asp?id=938&pg=1
http://sitededicas.uol.com.br/quiz.htm
http://terrabrasil.softonic.com/ie/53136/Ardora
http://www.pegajogo.com/download-jogos-online.asp?id=7183&jogo=baixar+Atividades+Educativas
http://gcompris.net/-pt-br-
http://www.cinted.ufrgs.br/CESTA/
http://www.rctsoft.com.br/

PROGRAMAS PAGOS

http://www.clik.com.br/cnoti_01.html
http://www.booktoy.com.br/product_info.php?products_id=3688


BIBLIOGRAFIA
NUNES, Cristiane; FROTA, Silvana; MOUSINHO, Renata. Consciência fonológica e o processo de aprendizagem de leitura e escrita: implicações teóricas para o embasamento da prática fonoaudiológica. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 11, n. 2, June 2009 .
Acesso em: . access on 25 Apr. 2010. doi: 10.1590/S1516-18462009000200005.

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