sábado, 24 de setembro de 2011

Este trabalho já nos rendeu várias "alegrias" por isso, divido aqui com nossos colegas, amigos e todos os que desejam ajudar seus idosos. Para as minhas amigas, meu agradecimento por fazer parte de tudo isto.
 



Relato de experiência: Atividades de prevenção à saúde de idosos institucionalizados

MELO, Amanda Jardim de1; SCHIMIDT E MORAES, Patrícia Regina2; GOMES, Sásia Corine Miranda3; MARTINS-DIAS, Fernanda Abalen4

1,2,3 Discentes do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da PUC Minas
4Professora Assistente III do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da PUC Minas


Introdução
O processo de envelhecimento populacional no Brasil apresenta como conseqüência o aumento do número de institucionalizações de idosos, resultando na necessidade de programas governamentais e/ou privados que tenham como objetivo a prevenção de doenças associadas à senescência e a promoção da saúde dos idosos. Numa parceria da PUC Minas e do programa Pró-Saúde, realizamos durante o estágio de Saúde Preventiva, intervenções em uma destas instituições.
Objetivos
Estimular a memória, o convívio social e melhorar a qualidade de vida dos idosos.
Método
Utilizamos atividades de estimulação de memória, de cuidados com a audição, deglutição, voz, hidratação e interação social. As atividades desenvolvidas foram: Oficina de “Contação de histórias”, jogos de quebra-cabeça, jogos de cartas com figuras e a oficina “Qual é a música?”
Desenvolvimento
Observa-se demanda por equipes multidisciplinares para trabalhar com idosos institucionalizados tanto para prevenir como para tratar doenças adquiridas em decorrência da senescência, e o fonoaudiólogo tem papel relevante neste processo de intervenção primária com idosos institucionalizados ou não institucionalizados.
Conclusão
Ao realizarmos a oficina de “contação de histórias”, de maneira direcionada resgatávamos a memória passada e recente. Além disso, conseguíamos obter informações sobre preferências alimentares, afim de verificar possíveis alterações da mastigação e deglutição, dados sobre gostos musicais para Oficina de Cantoria, e verificamos como estava a audição no geral e o mais importante, demos inicio a uma relação de afeto com os idosos. Desenvolvemos as atividades do quebra-cabeça e o jogo de cartas: no primeiro jogo, após conseguirem montar, falamos sobre o que viam nas fotos dos quebra-cabeças, procurando extrair o máximo de cada um trabalhando a memória, e observamos o olhar diferencial de cada um, e abordamos três temas, sendo o primeiro a audição, o segundo a hidratação, sua importância na saúde do corpo e saúde vocal e o terceiro tema foi sobre vida ativa, da necessidade de se divertir, ter contato social com outras pessoas, de transmitir seus conhecimentos e experiências, sendo que esta foi a atividade de maior sucesso entre os idosos, eles solicitavam que o repetíssemos em outros dias. No jogo de cartas desenvolvemos a integração entre os idosos, memória e um olhar mais atento aos detalhes o jogo apresentava várias figuras diferentes, com homens, mulheres e animais em diversas atividades, e eles deveriam achar características como o sexo, as figuras que começavam com a letra pedida, objetos de locais da casa (banheiro, cozinha, etc.). Na Oficina “Qual é a música?” propomos exercícios para saúde vocal e um resgate da memória por meio de músicas antigas de cantores relatados pelos próprios idosos, porém não obtivemos resultado satisfatório, pois verificamos que eles não se lembravam das músicas levadas e que tinham preferência por músicas atuais, pois buscaram seus próprios cd’s e começaram a dançar transformando a oficina de cantoria em um baile.
Através das atividades realizadas foi observada maior interação entre aquele grupo de idosos, maior aceitação das ações de intervenção relacionadas à saúde, com isso buscamos alcançar melhorarias da qualidade de vida destes idosos.
Por meio deste trabalho verificamos que o fonoaudiólogo tem papel fundamental no processo de promoção da saúde e prevenção de possíveis alterações fonoaudiológicas, decorrentes do processo de envelhecimento.


Referências Bibliográficas:
1 - Creutzberg M, Gonçalves LHT, Sobottka EA, Ojeda BS. A instituição de longa permanência para idosos e o sistema de saúde. Rev Latino-am Enfermagem novembro-dezembro; 2007; 15(6) disponível em: www.eerp.usp.br/rlae.
2- Chaimowicz F & Greco DB. Dinâmica da institucionalização de idosos em Belo Horizonte, Brasil. Rev. Saúde Pública, 33 (5), 1999
3- Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RDC nº 283, de 26 de setembro de 2005. Regulamento técnico para o funcionamento das instituições de longa permanência para idosos. Brasília: ANVISA; 2005.
4- Bacelar ATRFD, Filho JAAS. A AÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EQUIPE MULTIPROFISSIONAL PARA A SAÚDE DA PESSOA IDOSA NO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS).
5- Zimerman GI. Velhice: aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
6- BRASIL. Conselho Nacional. Lei 8842/94. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 4. jan. 1994. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 15 de fevereiro 2011.


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